INVENTÁRIO ICONOGRÁFICO



UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA - CAMPUS PAULO FREIRE
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE - ARTEFATO - ARTESANATO
DOCENTE: GESSÉ ALMEIDA ARAÚJO
DISCENTE: JACKELINE GOMES SILVA
CURSO: BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM ARTES


INVENTÁRIO ICONOGRÁFICO
Artesã: Sacerdotisa Danielle Barros

SOBRE A ARTISTA

Danielle Barros Silva Fortuna, mais conhecida como IV Sacerdotisa da Aurora Pós-Humana, é uma artista de 37 anos, natural de Itabuna, Bahia. Além de artesã, Danielle é ilustradora e professora de Ciências.
Segundo ela, o amor por criar artes manuais começou cedo, mas a comercialização de suas peças iniciou-se apenas em 2016.
Suas criações variam de anéis e colares a sabonetes artesanais. A ilustração também faz parte da sua produção, onde é utilizada na confecção de estampas para bolsas “eco sustentáveis”, livros, fanzines de quadrinhos e pôsteres.
Danielle emprega diversos materiais na confecção dos acessórios, muitos deles vindos da própria natureza: flores, folhas, galhos, terra, insetos, etc. Ela explica que os insetos usados nas peças já foram encontrados sem vida na natureza. Para a elaboração das peças ela utiliza metal, vidro, resina e cordões de material sintético.
O tempo de produção varia de acordo, segundo ela, com a inspiração e ideias. Por ser autônoma, Danielle não cria peças sob encomenda e faz questão de criar com liberdade e sem pressão de prazo.




“O que me inspira a criar é o que me inspira a viver. É a vida, a morte, o Cosmos, e todos os renascimentos que vivencio diariamente. Inspiro-me na estética da Art Noveau, das iluminuras medievais, zetangle, era vitoriana, arte gótica, arte sacra, tenho ainda como influência o xamanismo, cultura celta, paganismo e tradições indígenas. A natureza é uma fonte essencial de inspiração para mim. Sempre fui ligada a elementos da natureza e desde pequena levava folhas, pedras, porções de areia nos bolsos, catava galhinhos e penas que achava pelo caminho, como uma colecionadora de pequenos tesouros. Uma junção de meu lado feminino, criança, mãe, bióloga e admiradora de Gaia.


- Sacerdotisa Danielle Barros.



----------------------------------------------
----------------------------------------------
----------------------------------------------







ALGUNS TRABALHOS DA ARTESÃ



"Minhas criações buscam eternizar sensações, diante desses pequenos e grandiosos tesouros da natureza em pingentes mágicos ou desenhos. (...) Enquanto boa parte da humanidade trata o meio ambiente como lixo, eu busco valorizá-lo fazendo das peças (usando pedras, flores e folhas) como verdadeiras joias e tesouros, pois seu valor é inestimável! Por isso, o uso dos elementos da natureza é feito de forma não predatória, em peças limitadas, de forma consciente, com profundo respeito e amorosidade."



Imagem 01: brincos e colar feito com flores e folhas naturais em resina.


Imagem 02: olho coberto por resina, em base de metal de anel ajustável.


Imagem 03: ilustrações da artesã em bolsa reutilizável(silk screen).



                 Imagem 04: colar camafeu com base de metal com flor e folhas naturais em resina.


Imagem 05: moldura vazada e chave em metal com flores e folhas naturais em resina.


                             Imagem 06: conchas e algas naturais em resina na base de metal prateada.



Imagem 07: colar com formiga e folhas naturais em resina.



                                    Imagem 08: marcador de página com flores e folhas naturais em resina.


Imagem 09: mini terrário (mini mundo) com flores e folhas naturais em cápsula de vidro com base em metal.


                                   Imagem 10: sabonete artesanal com                                  lauril e essência de alfazema e mirra.



Confira a entrevista completa com a artesã AQUI!

AGRADECIMENTOS:

Gostaria de agradecer imensamente a Danielle Barros pela gentileza e paciência em me ajudar nesta atividade. Parabéns por sua arte tão pura e inspiradora. 





Comentários

Postagens mais visitadas